A Sombra
A educação pela qual passa o ego, ao longo da vida, vai moldando a sua persona que é aquilo que ele pode exibir publicamente.
O Inconsciente
O Inconsciente pessoal é a parte formada por conteúdos oriundos da vivência pessoal do indivíduo e que foram esquecidos ou reprimidos.
Os Complexos
São formados pelas experiências dolorosas da vida que o indivíduo faz questão de esquecer, de reprimir no Inconsciente, mas que permanecem vivas, afetando a vida consciente da pessoa.
Os Arquétipos
São os conteúdos do Inconsciente Coletivo, transmitidos hereditariamente com a estrutura cerebral.
Os Símbolos
Os símbolos são a linguagem universal utilizada pelo Inconsciente para se expressar, para se introduzir na Consciência.
Os Contos de Fadas
Os Contos de Fadas se utilizam dos Símbolos para expressarem os processos psíquicos que ocorrem no Inconsciente coletivo.
O Animus
A mulher, tendo uma consciência feminina é compensada no Inconsciente por uma natureza masculina.
A Individuação
É o processo através do qual a pessoa vai descobrindo quem ela realmente é. De acordo com Jung o homem é capaz de tomar consciência desse desenvolvimento e influenciá-lo.
A Sincronicidade
É a coincidência significativa de dois ou mais acontecimentos, em que se trata de algo mais do que uma probabilidade de acasos.
Tema Livre
Finaliza a parte teórica, apresentando algumas técnicas de se abordar o inconsciente conhecidas como "Técnicas Projetivas".
Consciência
Antes da existência da consciência não havia tempo, havia apenas a eternidade. Não havia espaço, somente a infinidade, a divindade, apenas o mundo tinha existência.
Espaço-tempo-vida
A abordagem do conceito de espaço e tempo como constituintes de nossa realidade consciente é o primeiro tópico a ser tratado no curso.